terça-feira, 1 de novembro de 2016

O Objetivo da contabilidade de acordo com Jose Carlos Marion e George Leone

    O tema contabilidade exerce um importante papel hoje na sociedade atual, esta, uma vez que estuda uma ciência social, tem grande impacto principalmente na vida dos administradores de qualquer empresa, seja ela pública ou privada. As informações que são disponibilizadas pelo contador ao administrador, permitem ao mesmo executar uma série de medidas táticas e operacionais para alavancar seu negócio.
     Vários autores descrevem diferente visões e objetivos para a contabilidade. Conforme os séculos foram passando e os estudos foram se aperfeiçoando em busca do melhor resultado, hoje não temos mais opiniões tão distintas a respeito da contabilidade, mas afinal, qual o real objetivo da contabilidad
     Segundo o exposto por Marion (2005, p. 26), “o objetivo da contabilidade pode ser resumido no fornecimento de informações econômicas para vários usuários como: Investidores, Fornecedores, Bancos, Governo, Sindicatos, Funcionários”.
     Os dados financeiros de uma organização, podem ser destacados nas demonstrações contábeis e no balanço patrimonial, que serão levantados pelo contador para análise do administrador:  
  •         Balanço Patrimonial;
  •         Demonstração do Resultado do Exercício (DRE);
  •         Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados;
  •         Demonstração de Origens e Aplicação de Recursos.



Obviamente, que outros dados podem ser apresentados nas demonstrações, mas que apresentam maior dificuldade para serem calculados, como juros financeiros e taxas de depreciação de ativo imobilizado.

Conforme cita também ainda Marion (2005, p. 01), “a contabilidade é um instrumento necessário para todas as entidades e também para as pessoas físicas, ajudando no processo de tomada de decisões de pequenos e grandes negócios”. Possivelmente, sem esta posição apresentada pelo contador, o administrador encontraria dificuldade em controlar seus recursos de forma apropriado, gerando mais custos e despesas desnecessárias, reduzindo o lucro proporcional ao período.
               Se formos analisarmos o pressuposto por outro autor da contabilidade moderna, Leone (1996, p. 38), “o objetivo da contabilidade é prestar informações sobre o estado passado, atual e futuro deste patrimônio, sobre as mutações sofridas por eles e as causas dessas mutações” – apenas frisando o objeto principal de estudo da contabilidade, o patrimônio de uma organização.
              
Se faz necessário os levantamentos dos dados financeiros/econômicos de uma organização através do patrimônio, assim, o administrador pode ter plena ciência do que está acontecendo na empresa, onde estão sendo alocados os seus recursos, onde existem recursos que possam ser aplicados em outra demanda e assim por diante.


Recomendação de leitura: Contabilidade Empresarial, de Jose Carlos Marion
Recomendação de leitura: Contabilidade de Custos, de George Leone

Nenhum comentário:

Postar um comentário