quarta-feira, 9 de novembro de 2016

A importância da Tomada de Decisões na Administração

Como encontrar a melhor solução para um problema ou uma oportunidade?
Como gerir um problema diário reduzindo os danos gerados por ele?
Como saber se determinada atitude causará um resultado positivo ou negativo?

    Sempre surgem muitas duvidas dentro das organizações diariamente, muitas vezes essas dúvidas se tornam escolhas, escolhas que acabam gerando grandes impactos para a empresa, por isso a Tomada de Decisão é um fatos fundamental para o desempenho das organizações.
    A tomada de decisão muitas vezes pode ser relacionada com nossos conhecimentos ou das nossas experiencias, afinal, somos acostumados a tomar decisões em nossas vidas, porém dentro das organizações essas decisões tomadas colocam em jogo muito mais.
    As decisões das organizações podem ser encarregadas para apenas uma pessoa como um gerente, um administrador, onde também a responsabilidade sobre essa decisão caí sobre essa mesma pessoa. Além desse método, hoje em dia algumas organizações estão adaptando um sistema de tomada de decisão grupal, onde além do administrador, parte dos funcionários também participa do solucionamento de problemas ou avaliação de oportunidades, assim a responsabilidade é distribuída para mais pessoas e quem auxilia na tomada de decisão sente-se valorizado dentro da organização.
    De acordo com o "pai" da tomada de decisões, Herbert Simon, a tomada de decisão faz parte de todo um processo que envolve:
  1. Tomador de Decisões: quem tem a responsabilidade de fazer as escolhas;
  2. Objetivos: o que o tomador de decisões almeja alcançar;
  3. Preferências: são os critérios usados na hora da escolha;
  4. Estratégia: a maneira como o tomador de decisões pretende atingir os objetivos;
  5. Situação: avaliação do ambiente (analise SWOT e Cinco Forças de Porter);
  6. Resultado: resultado da Estratégia utilizada pelo tomador de decisões.
Existem também modelos diferentes de tomadas de decisões que são eles:
  • Modelo racional de decisão
  • Modelo da racionalidade limitada ou de Carnegie
  • Modelo incrementalista
  • Modelo desestruturado
  • Modelo de lata de lixo
  • Modelo comportamentalista
    Muitas pessoas acham que a Tomada de Decisões é simples e pode ser feita por qualquer pessoa, porém nota-se que existe muito por traz de uma função administrativa como essa. A tomada de decisões é uma função complexa que envolve várias análises e estratégias para ser posta em prática, mas principalmente, a tomada de decisões envolve também o futuro das organizações.


Fontes:
Material da disciplina de Funções Administrativas - professor Neodir Mantovani
http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/a-administracao-e-a-tomada-de-decisoes/
http://www.okconcursos.com.br/apostilas/apostila-gratis/111-administracao-geral/162-tomada-de-decisao-nas-organizacoes#.WDWPP7IrLIU
http://portaleducação.com.br/planejamento-e-tomada-de-decisão-na-administração/

Nenhum comentário:

Postar um comentário