terça-feira, 22 de novembro de 2016

Organização como função administrativa

   A organização é o processo administrativo que visa a estruturação da empresa, reunindo pessoas e os equipamentos, de acordo com o planejamento efetuado. Duas ou mais pessoas trabalhando de forma coordenada em determinado ambiente, com um mesmo objetivo final também é considerada uma forma de organização.
   A organização é a segunda função administrativa, vindo após o planejamento e antes da direção e do controle. Todas as empresas precisam de organização. Nada acontece por acaso ou ainda no automático.
   A tarefa básica da organização é estabelecer a estrutura organizacional. A mesma é essencial em toda e qualquer organização, para melhor funcionamento e obtenção de melhores resultados. 


Tipos de organização

Há dois tipos de organização, o formal e o informal:


  • Organização formal

É um sistema planejado de esforço cooperativo no qual cada participante tem um papel definido a desempenhar e deveres e tarefas a executar. Representa a parte racional e burocrática da empresa.

A organização formal é constituída por regras, normas e regulamentos que orientam o comportamento do individuo na organização. Ela é o tipo de organização que geralmente as empresas adotam e é representada pelo organograma. Umas de suas vantagens é a disciplina e a maior facilidade de controle, tendo como desvantagem o conformismo, acomodação, falta de iniciativa e criatividade.

  • Organização informal

É um tipo de organização mais liberal, onde os trabalhos são realizados por meio tecnológico de desenvolvimento, podendo alterar o meio de execução das tarefas. As relações entre funcionários surge voluntariamente atuando dentro e fora do ambiente interno da empresa.

É o resultado das inter-relações pessoais, sentimentos e emoções. Tem como vantagens maior flexibilidade e agilidade agregado a uma maior criatividade. Suas desvantagens são as disputas de poder e a dificuldade de controle.





   A imagem acima representa a organização formal e informal. Na parte de cima da imagem é representada a organização informal, onde existem grupos sociais unidos por afinidades, as famosas "panelinhas". Na parte de baixo da imagem é representada a organização formal, com relações profissionais entre as pessoas, planejada para facilitar o funcionamento da empresa, 




Fontes:


http://knoow.net/cienceconempr/gestao/organizacao-formal/
http://www.gerentebeminformado.com.br/2011/05/

Nenhum comentário:

Postar um comentário