terça-feira, 29 de novembro de 2016

Índices de Liquidez Corrente, Geral e Imediata Banco Bradesco e Banco do Brasil

Estes índices dentro de uma organização definem a força de pagamento com relação as suas obrigações legais com fornecedores, pessoal, tributos e dentro outros. Estes dados por sua vez, devem ser analisados ocasionalmente pelo administrador, em busca do melhor resultado. Imagine que a empresa esteja passando por dificuldades, provável que um investidor, comprador irão analisar estes dados para medir o índice de risco do seu investimento. Antes de apresentarmos os dados das empresas, vamos entender melhor como funciona os cálculos dos índices.


  •    ·     Liquidez Corrente: é representado pelo cálculo a partir dos direitos a curto prazo da empresa, tais como caixas, bancos, estoque, clientes e as dividas a também a curto prazo, como empréstimos, financiamentos, impostos e fornecedores identificamos também como Ativo Circulante e Passivo Circulante dentro do balanço patrimonial.


               A partir do resultado encontrado com o cálculo acima, podemos chegar a seguinte conclusão:

  

  • Liquidez Imediata: Por ser mais um indicador financeiro, este índice considera apenas caixa, saldos bancários, investimentos e aplicações de liquidez imediata para liquidar as obrigações existentes.








  • Liquidez Geral: A liquidez geral está associada a situação da empresa de dentro de um longo prazo, que inclui o cálculo sobre direitos e obrigações também, assim como a Liquidez corrente. Estes valores são obtidos também no balanço patrimonial caracterizados como passivo não circulante e ativo não circulante.


                                       
               Apresentando as formas de cálculos, vamos agora observar o balanço patrimonial (composição apenas do ATIVO E PASSIVO) consolidado do banco BRADESCO S.A sobre o exercício de 2015:




·     ·     Utilizando o cálculo de liquidez corrente demonstrado anteriormente, podemos concluir que o índice de liquidez do banco no caso corrente foi de 0,78, ou seja, não seria possível liquidar todas as obrigações.
·     ·     Utilizando o cálculo de liquidez imediata, as disponibilidades do Banco do Bradesco giram em torno de 16.899,8 Milhões de reais, já o passivo circulante se demonstra bem superior, sendo este 619.039.9 milhões de reais, chegamos à conclusão que a liquidação imediata gira em torno de 0.02, um índice bem abaixo do esperado.
·     · Utilizando agora o ultimo cálculo de liquidez geral, o Bradesco possui um ativo circulante e realizável a longo prazo de 868.866.500,00 bilhões de reais, e um passivo circulante e não circulante de 800 bilhões de reais. Sendo assim, seu índice geral é de 1.08, a menos, um número positivo dentro do cálculo.


Apresentando as formas de cálculos, vamos agora observar o balanço patrimonial (composição apenas do ATIVO E PASSIVO) consolidado do banco BANCO DO BRASIL S.A sobre o exercício de 2015:



  • ·      Utilizando o cálculo de liquidez corrente demonstrado anteriormente, podemos concluir que o índice de liquidez do banco no caso corrente foi de 0,78 também, ou seja, não seria possível liquidar todas as obrigações, mesma situação do banco BRADESCO.

  •       Utilizando o cálculo de liquidez imediata, as disponibilidades do Banco do Brasil giram em torno de 16,5 bilhões de reais, já o passivo circulante se demonstra bem superior, sendo este 992,6 bilhões de reais, chegamos à conclusão que a liquidação imediata gira em torno de 0.016, menor ao banco do Bradesco conforme demonstração anterior.

  • ·     Utilizando agora o ultimo cálculo de liquidez geral, o BB (Banco do Brasil) possui um ativo circulante e realizável a longo prazo de 1.466 trilhões de reais, e um passivo circulante e não circulante de 932 bilhões de reais. Sendo assim, seu índice geral é de 1.057, a menos, um número positivo dentro do cálculo e bem superior ao banco Bradesco segundo a demonstração anterior.


FONTE:


https://www.bradescori.com.br/site/conteudo/informacoes-financeiras/relatorios-trimestrais.aspx?
secaoId=810

Nenhum comentário:

Postar um comentário