terça-feira, 30 de agosto de 2016

A influencia da Analise SWOT no Ambiente Organizacional

        A Análise SWOT (strengths, weaknesses, opportunities, e threats) ou Análise FOFA no Brasil (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) é uma ferramenta muito eficaz para analisar o ambiente. Essa ferramenta não só pode como deve ser usada pelo publico em geral, podendo ser um meio de analisar o ambiente para a maior eficacia na hora da criação de um blog, por exemplo, como também é usada para a gestão de milhares de multinacionais. 
        Muitas pessoas pensam em empreender e suas organizações não comportam-se bem em relação ao ambiente (podendo ter muita concorrência, pouco publico, etc) por falta da analise SWOT. Muitas organizações entram em estado entropico também devido a falta de uso desta ferramenta, pois na hora da criação de uma organização o ambiente pode estar propicio ao negocio, o que faz a organização desenvolver-se, mas com o passar do tempo o ambiente muda, o que requer um acompanhamento por parte da organização.
        A Analise SWOT avalia as forças e fraquezas da própria organização, também avalia forças que influenciam externamente a organização, mas que podem ser administradas.
        Analisando a sigla SWOT entendemos os elementos (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças) como:
  • Strengths (forças) - são as vantagens internas da organização em relação aos concorrentes.
  • Weaknesses (fraquezas) - desvantagens internas da organização em relação aos concorrentes.
  • Opportunities (oportunidades) - Aspectos positivos da organização com chance de desenvolver a mesma.
  • Threats (ameaças) - Aspectos negativos da organização com chance de comprometer a mesma.

        Conhecendo a definição, nota-se que a organização, para ser bem sucedida, deve utilizar dos recursos de controle do ambiente disponíveis para atingir um melhor desempenho da organização, prevendo como os problemas podem atingir a empresa e evitando-os para que os mesmos não influenciem negativamente a organização.


Fontes:
Material disponibilidado pelo professor Neodir Mantovani
http://www.portal-administracao.com/2014/01/analise-swot-conceito-e-aplicacao.html
http://www.agendor.com.br/blog/matriz-swot-como-fazer/




Nenhum comentário:

Postar um comentário