sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Direção como função da administração

     Direção é  a função que coordena, gere, dirige, acompanha, auxilia, (entre outras funções) os seus funcionários. É a terceira das quatro funções administrativas, e esta é voltada a maneira como os supervisores tratam seus colaboradores. Segundo uma postagem no blog Planejamento de Marketing, "o papel da direção é: acionar e dinamizar a empresa".
    Dirigir uma empresa é também saber liderar pessoas para que elas executem seus trabalhos em prol de um mesmo objetivo final da organização. essa função estuda e trabalha com as ações e comportamentos entre os administradores (dos três níveis da pirâmide) e seus subordinados. 
    Trabalhando especialmente com pessoas, é necessário não ser apenas um CHEFE mas sim ser um LÍDER. Ser líder é saber inspirar os colaboradores para que trabalhem mais motivados, desta maneira, realizando tarefas de maneira mais eficiente e ágil.
    Nesse sentido, existem alguns estilos diferentes de liderança:
  1. Líder Coercitivo: O líder coercitivo exige obediência imediata. É uma maneira mais "mandona" de dizer para a equipe o que e como deve ser feito.
  2. Líder Dirigente: tem a visão voltara para o longo prazo e consegue motivar a equipe em prol de um resultado final. É um tipo de liderança que foca no resultado final e permite que cada colaborador chegue a este resultado da maneira que acha mais conveniente. 
  3. Líder democrático: esse tipo de líder envolve seus colaboradores pra que eles possam participar de tomada de decisão na empresa, de uma maneira democrática, para que eles sintam-se responsáveis pelo resultado do trabalho e envolvidos na organização.
  4. Líder afetivo: Esse líder é uma pessoa que os colaboradores gostam e respeitam. Para o líder, os funcionários estão em primeiro lugar
  5. Líder Modelador: é um líder que só acredita no seu método de trabalho. Não aceita sugestões nem modificações.
  6. Líder Treinador: Esse líder dedica o seu tempo para auxiliar seus colaboradores. Sabe quais são os pontos fortes e fracos de cada um e dessa maneira consegue distribui as funções de melhor maneira para que cada um faça o que se dê melhor, melhorando assim o resultado final.
    Entender esses 6 principais modelos de liderança ajuda a entender como funciona a função de direção na organização.


"Liderar não é impor; mas despertar nos outros a vontade de fazer."
(Autor Desconhecido)


Fonte da imagem: Cleoci in Blog - "Estilos de Liderança"



Fontes de pesquisa:
http://planejamentomarketinguniube.blogspot.com.br/2010/03/3-elemento-do-processo-administrativo.html
http://www.ibccoaching.com.br/portal/lideranca-e-motivacao/quais-tipos-lideranca/

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