quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Organograma

    Hoje em dia, o organograma se tornou uma ferramenta fundamental para as organizações pois ele tem o objetivo de facilitar as comunicações e tornar claro como funcionam as relações da empresa e sua estrutura.
    É uma maneira de representar as relações hierárquicas da organização, ou simplesmente expressar a separação de setores, unidades funcionais e cargos, e também expressar a relação entre eles.
    É o organograma que permite identificar determinados problemas ou oportunidades de melhorias através da análise que o organograma proporciona.

A imagem abaixo representa um modelo de organograma com exemplo de distribuição de cargos:

Fonte: Blog Luz Você - Planilhas Empresariais - Modelo de organograma 


Tipos de Organograma

Existem diversas maneiras de representar o organograma das organizações:
  • Organograma Horizontal: É o modelo representado na foto acima. É uma maneira de representar a hierarquia dentro da empresa, porém nesse tipo de organograma não existe uma classe 'mais baixa' do organograma.Meso os níveis que estão numa posição mais baixa encontram-se ao lado de outros grupos. Desta maneira, o organograma se torna mais extenso horizontalmente.

  • Organograma Vertical: é o mais adotado pelas organizações. É uma maneira de representação bastante simplificada que procura deixar clara a hierarquia existente dentro da organização.

  • Organograma Circular: é o oposto do Vertical. O organograma circular expressa muito o trabalho em grupo, sem especificar níveis hierárquicos. É um modelo que vem sendo adotado por organizações mais modernas que tem como foco o trabalho em grupo.

  • Organograma Funcional: a representação é similar ao organograma vertical, porém o organograma funcional não busca representar as relações hierárquicas mas sim as relações funcionais da organização.

  • Organograma Matricial: é usada em organizações que não tem unidades funcionais especificas formadas. É bastante utilizada para empresas que se organizam conforme existem projetos temporários a serem elaborados. 

     Para saber qual o melhor organograma a ser aplicado em cada empresa, é necessário ter organização (função administrativa), fazer uma avaliação da empresa e definir qual o objetivo que se deseja focalizar a partir das relações com trabalhadores.


Fontes:http://organogramas1tc.webnode.pt/
            http://blog.luz.vc/o-que-e/modelos-de-organogramas/
            http://www.infoescola.com/administracao_/organograma/

Nenhum comentário:

Postar um comentário