domingo, 20 de novembro de 2016

Relação entre capital Próprio e capital de Terceiros

O vídeo a seguir mostra a relação entre Capital Próprio e Capital de Terceiro, que mostra os pontos principais para o melhor funcionamento das empresas que são:

Relacionamento:
- Procurar estabelecer uma relação de confiança com o gerente do banco.

Planejamento:
- Mostre ao banco por que precisa do dinheiro e como vai ser o retorno deste investimento.

Linha de Crédito:
- Escolha com atenção a linha de crédito que melhor se adapta a suas necessidades.

Consultor:
- Procure um consultor para montar o seu planejamento.


Vantagens e Desvantagens do Capital Próprio.

Vantagens:
         - Capital Próprio não precisa ser devolvido, pois todo o dinheiro gerado pelo fluxo de caixa pode ser utilizado para a empresa ou negócio crescer.

         - Mais dinheiro no caixa, como não há empréstimos, juros ou  dívidas a serem pagas, o dinheiro que está no caixa pode ser utilizado para fazer a empresa crescer.

         - Menor risco de falência. Se os negócios estão indo mal, os credores podem forçar a empresa a decretar a falência, ao contrário os investidores poderão aguardar uma mudança de cenário, ou, até mesmo investir mais dinheiro.

Desvantagens:
          -  A perda de autonomia, é uma das maiores das desvantagens por ter um fluxo de caixa residual, os acionistas exercem controle na administração da empresa. Em tomadas de decisões, o gerente ou proprietário sempre será consultado.

           - Conflitos: Irão existir diferenças de visões tanto em aspectos gerencias quando na própria visão do negócio.

           - Distribuição dos lucros: Do ponto de vista do empreendedor, com o passar do tempo a distribuição dos lucros pode exceder oque ele gastaria pagando um empréstimo ou financiamento.


Vantagens e desvantagens do Capital de Terceiros:

Vantagens:
         -  O controle de empresa é todo seu, esta sem dúvidas é a maior vantagem na opção por capital de terceiros. O credor, seja quem for, não tem o direito de se envolver no negócio, de gerenciá-lo, etc.
   
        - As obrigações simples, que são obrigações com os terceiros é de quitar sua dívida. Feito isso a relação entre sua empresa e o credor termina e não existem mais vínculos.

Desvantagens:
       - Utilizar o dinheiro para pagar devedores, devem ter em mente que por um período X uma quantia Y será utilizada para pagar dívidas, ao invés de ser injetada no próprio negócio.

       - Pagar o empréstimo, mais o juros, além de ter que devolver uma quantia maior do que recebida, o valor de ser devolvido independentemente do quão bem-sucedido o negócio esteve.

       - Reputação de alto risco, ou seja, empresa com grandes dívidas são consideradas de alto risco por investidores potenciais. No futuro, caso a empresa queira levantar algum capital, será mais difícil de encontrar investidores.


Fontes: https://www.treasy.com.br/blog/custo-de-capital-capital-proprio-x-capital-de-terceiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário