sábado, 26 de novembro de 2016

Teorias de Motivação

    Existem diversas teorias criadas por diferentes pessoas que buscam entender como funciona a motivação dos colaboradores. Quais são os fatores que motivam e quais desmotivam, quais os pontos que a organização precisa melhorar para que seus colaboradores trabalhem mais motivados.

  • Hierarquia das necessidades de Abraham Maslow 

    É uma das principais formas que explica como funciona a motivação humana. Em forma de pirâmide, existem cinco níveis diferentes de necessidades humanas, e assim que as primeiras são atingidas logo deseja-se as próximas, mantendo o individuo motivado em prol de um objetivo final.



  • Teoria da Motivação de Frederick Herzberg


·         Frederick Herzberg defende que existem dois fatores que alteram o sentimento do colaborador, motivando ou desmotivando o individuo. A satisfação no cargo depende dos Fatores Motivacionais que são a realização, o reconhecimento,  a possibilidade de crescimento, etc. Já o segundo fator condiz com a insatisfação do cargo que depende dos fatores higiênicos como segurança, salário, supervisão, etc.


  • Teoria X e Y de Douglas McGregor


·        A Teoria X e Y são postas. A teoria X afirma que os funcionários consideram o trabalho um mal necessário para ganhar dinheiro, e afirma que artifícios como punição, elogios, dinheiro e coerção são itens que modelam a motivação do funcionário Também diz que evitar depositar responsabilidades sobre o funcionário melhora sua motivação, afirmando que funcionário nem um deseja ter responsabilidades, apenas deseja segurança/estabilidade. Já a teoria Y é o contrario.























  • Teoria das Necessidades Adquiridas de David M McChelland 


O autor diz que a motivação do funcionário pode ser melhorada com a atenção dada a estes três pontos: as necessidades de realização, as necessidades de poder e as necessidades de associação. Cada individuo expressa essas necessidades de maneira diferente, e a partir desse deve ser distribuidas suas tarefas na organização.



.
    Existem diversas outras Teorias Motivacionais que abordam outras necessidades ou desejos humanos, afinal, a Motivação (e o seu estudo) são essenciais em uma organização, tanto para os colaboradores como para administradores.



Fontes:
Material disponibilizado pelo professor Neodir Mantovani
http://fernandesassis.blogspot.com.br/2016/01/motivacao-principais-teorias-eaplicacao.html
http://pt.slideshare.net/Pelosiro/119127311-2638comportamentalismo
http://motivacao-blog.blogspot.com.br/p/teoria-das-necessidades-adquiridas-de.html
http://www.portal-administracao.com/2015/03/motivacao-no-trabalho-teorias-e-fatores.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário