terça-feira, 22 de novembro de 2016

Ativo e Passivos dentro do Balanço Patrimonial Segundo Marion e Iudícibus


                Sabemos que os valores de ativos e passivos são hoje publicados dentro do balanço patrimonial de uma organização. Os ativos são vistos como uma forma positiva dentro da companhia e representam o resultado e de uma circulação positiva. Olhando para o passivo, estes são os débitos e compromissos dentro da organização e representam um lado negativado perante o resultado.

                Os autores da área possuem esta visão (pois, obviamente, veio deles toda a teoria). Na visão do autor Marion (2010, p. 58): “significa as obrigações exigíveis da empresa, ou seja, as dívidas que serão cobradas, reclamadas a partir da data de seu vencimento. É denominado também passivo exigível, procurando-se neste caso dar mais ênfase ao aspecto exigibilidade”.

O autor Iudícibus não possui uma visão diferente do que Marion pensava, tanto que De acordo com Iudícibus (2010, p. 18): “o Passivo compreende basicamente as obrigações a pagar, isto é, as quantias que a empresa deve a terceiros: Contas a Pagar, Fornecedores, Salários a Pagar, Impostos a Pagar, Financiamentos a Pagar são algumas das obrigações assumidas normalmente por uma entidade”.

Ambos os autores possuem proximidades em seu pensamento. Tanto que definem o passivo como uma obrigatoriedade.

Com relação à ativos, a visão de Marion (2011, p.15): “são todos os bens e direitos de propriedade da empresa, avaliáveis em dinheiro, que representam benefícios presentes ou futuros para a empresa”. Podemos considerar então o ativo como um aspecto positivo e que agregará numa venda futura, ou aquisição de stakeholders.

Para Iudícibus, (2010, p. 18): “compreende, de forma muito simplificada, os bens e os direitos da entidade expressos em moeda; Caixa, Bancos (ambos constituem disponibilidades financeiras imediatas), Imóveis, Veículos, Equipamentos, Mercadorias, Contas a Receber de Clientes são alguns dos bens e direitos que uma empresa normalmente possui”.

No ativo, não poderia ser diferente, os autores declaram que o ativo é tudo aquilo que há de positivo na circulação da empresa, como bens, valores a receber, valor em caixa, ou até valor em banco.

Tanto para ativo quanto passivo, ambos os autores possuem pensamentos semelhantes no momento de presentear os ativos de passivos dentro de uma organização.

Referências:                                                                                                                        

IUDÍCIBUS, Sérgio de. Contabilidade introdutória. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
IUDÍCIBUS, Sérgio de; MARION, José Carlos. Curso de contabilidade para não contadores. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

MARION, José Carlos. Contabilidade básica. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário