Controle é a ultima das quatro funções
administrativas que tem como objetivo medir, acompanhar e melhorar o desempenho
de colaboradores para garantir que os objetivos e metas da organização sejam
atingidos.
O controle na organização é fundamental pois garante um auxilio em
planejamentos futuros, auxilia na organização, auxilia no monitoramento dos
colaboradores, melhora a produtividade e ajuda a identificar novos líderes.
Essas atividades mencionadas são super importantes dentro das organizações e
através da função “controle” é possível atingi-las, adequá-las e adaptá-las
para que gerem bons resultados.
O processo de controle é dividido em quatro etapas, são elas:
O controle na organização é diferente dependendo do momento em que ele for colocado em pratica na organização. Ele pode ser feito em três tempos:
- O Controle Preventivo ou prévio: identifica e previne os desvios antes mesmo deles acontecerem. É um tipo de controle que foca nos recursos humanos, materiais e financeiros. Sua função é garantir que a qualidade da entrada seja o suficiente para evitar problemas futuros.
- O Controle Simultâneo ou Concomitante: monitora as atividades diárias dos colaboradores para garantir que elas sejam da maneira que a empresa espera. Os colaboradores, já que estão sempre sendo monitorados, checam se tudo esta dentro dos conformes ou se tem algo a melhorar, o próprio funcionário faz as correções necessárias ou informa o problema para uma pessoa responsável. Este tipo de controle é muito utilizado para controle de estoque.
- O Controle de Feedback ou posterior foca na saída do produto da empresa, mais especificamente, ele analisa a qualidade do produto final. Este controle é utilizado mais por organizações que fabricam produtos do que por prestadoras de serviços, pois antes do produto ser colocado a venda é feita uma inspeção do mesmo, para que seja possível fazer uma avaliação de todo processo de elaboração do produto, corrigindo erros ou mesmo melhorando resultados.
- · O Estratégico, que define o que a organização deseja fazer no mercado e, consequentemente, é o responsável pela criação das estratégias, estipulada pelos presidentes e diretores (controle do topo da pirâmide).
- O controle no nível Tático (ou gerencial) é responsável a respeito de como a empresa fará sua atuação no mercado, cria os objetivos estratégicos de cada área da organização, elabora processos que permitem a implementação destes objetivos em toda a organização, etc. É o nível composto pelos gerentes.
- E o controle no nível operacional que possibilita para a organização, o alcance dos objetivos estratégicos da empresa.Esses objetivos são alcançados através das atividades bem distribuidas a cada colaborador operacional. Este ultimo nível é composto pelos funcionários da empresa, representados por seus supervisores e/ou líderes de equipe.
Material da disciplina de Funções administrativas disponibilizado pelo professor Neodir Mantovani
http://www2.unifap.br/mariomendonca/files/2011/05/FUNDAMENTOS-DO-CONTROLE.pdf
http://pt.slideshare.net/rodrigoribeiro7792/planejamento-organizao-direcao-e-controle
http://www.portal-administracao.com/2014/07/planejamento-estrategico-tatico-operacional.html
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