segunda-feira, 29 de agosto de 2016

o que é o influenciador chamado ambiente organizacional?

          Inicialmente, precisamos entender o que é o ambiente organizacional das empresas, afinal é ele o maior influenciador, positivo ou negativo, que a organização possuí.
       O Ambiente Organizacional consiste em um conjunto de fatores internos e, principalmente, externos da organização, que exercem alguma força sobre a mesma, podendo afetar seu desempenho.         Algumas organizações promovem um meio organizacional mais estático, já outras operam em ambientes mais dinâmicos.
       Este ambiente organizacional promove uma certa incerteza que pode ameaçar a eficácia da administração, mas é nessa situação que surge o Administrador, o qual utilizará recursos para tornar esses fatores que, de inicio poderiam afetar negativamente a organização, fatores que possam desenvolver ainda mais a organização.

Os principais fatores que influenciam a organização são:

  • Internos: Proprietários, Empregados, Administradores e Ambiente Físico...;
  • Externos: Clientes, Concorrentes, Fornecedores, Reguladores, Mercado de Trabalho, Ameaça de Produtos Substitutos, Ameaça de Entrantes, Parceiros Estratégicos...;
  • Ambientais: Sociocultural, Econômico, Politico Legal, Tecnológico, Demográfico, Ambiental, Internacional, entre outros.


Fonte: <admconecta.wordpress.com>

        O administrador precisa estar sempre atento às interações do ambiente para poder administra-las da melhor maneira possível para poder transformá-las de ameaçadoras para desenvolvedoras da organização. Desafios fazem a organização se renovar para não correr riscos, e assim o resultado obtido vai ser melhor do que o objetivo esperado.
        Afinal, como dizia Mark Zuckerberg (fundador do Facebook): "O maior risco é não correr nem um risco. Em um mundo que muda rapidamente, a unica estratégia que certamente falhará é não arriscar."



Fontes: 
Material da disciplina de Teoria Geral da Administração - professora Maria José C. S. Domingues
Material da disciplina de Funções Administrativas - professor Neodir Mantovani
http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/estrategia-o-ambiente-organizacional/
https://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/o-ambiente-organizacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário